Um dos motivos pelos quais você pode escolher usar o Telegram em vez de outros aplicativos de mensagens é por causa da abordagem da empresa à privacidade. Houve críticas contra eles no passado, mas, na maior parte, a privacidade da empresa garantiu que os usuários pudessem usar o aplicativo sem serem expulsos para as autoridades locais.
Espera-se que isso mude, pois, de acordo com o CEO do Telegram, Pavel Durov, o aplicativo agora cumprirá com as solicitações legais das autoridades. Se isso acontecer, o Telegram fornecerá às autoridades o endereço IP e os números de telefone. Não ficaríamos surpresos se isso pudesse resultar em muitos usuários deixando a plataforma em favor de outra coisa.
Além de aceitar solicitações das autoridades, espera-se que o Telegram também introduza ferramentas de monitoramento de IA para monitorar conteúdo ilegal. Obviamente, alguns elogiam essa mudança, pois ajudaria a evitar que criminosos se escondam atrás de muros de privacidade, mas para usuários comuns que valorizam sua privacidade em geral, isso pode ser enorme, e não de uma maneira boa.
De qualquer forma, o que você acha? Você vai continuar usando o Telegram apesar dessas mudanças? Ou vai procurar uma alternativa como o Signal? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Um aspirante a romancista gráfico. Chef amador. Entusiasta de teclado mecânico. Escritor de tecnologia com mais de uma década de experiência. Faz malabarismos entre usar um Mac e um PC com Windows, alterna entre iOS e Android, acredita no melhor dos dois mundos.

“Luiz Rodrigues é um entusiasta de tecnologia que sempre esteve em contato com tecnologias de ponta. Após um longo período na Grã-Bretanha, ele tem um objetivo: ajudar as pessoas com suas dificuldades do dia a dia.”