O CEO da OpenAI, Sam Altman, previu que a superinteligência está mais próxima do que muitos pensam e, em sua opinião, inaugurará uma nova era para a humanidade.
Gerenciando a empresa responsável pelo ChatGPT Altman tem uma ideia mais clara das capacidades de IA do que a maioria. Isso significa que não apenas seus avisos sobre os perigos de Eu sou reconhecido, mas também suas previsões sobre onde a IA poderia levar a sociedade.
Ele acessou seu blog na segunda-feira (23 de setembro) para explicar por que acredita que o mundo está à beira de uma nova “Era da Inteligência”, que trará consigo tantas invenções e inovações transformadoras quanto a mudança da Idade da Pedra para a Era Agrícola e a Era Industrial.
“Podemos ter prosperidade compartilhada em um grau que parece inimaginável hoje”, escreveu o CEO da tecnologia. “No futuro, a vida de todos pode ser melhor do que a vida de qualquer um é agora. A prosperidade por si só não necessariamente torna as pessoas felizes – há muitas pessoas ricas miseráveis – mas melhoraria significativamente a vida das pessoas ao redor do mundo.”
Este futuro será alcançado através do crescimento da IA e especificamente do início da IA superinteligente, que Altman diz que poderia ser alcançada em “alguns milhares de dias”, embora possa ser mais longo. Não importa o tempo que leve, ele está convencido de que é possível.
O que Sam Altman prevê para a era da superinteligência?
Altman aprofundou alguns detalhes de como ele imagina que a IA superinteligente transformará a sociedade. Ele descreve um mundo onde todos têm equipes de IA personalizadas para dar aulas particulares para crianças, criar qualquer coisa que possamos imaginar, inovar melhores ideias para assistência médica e criar sistemas de software pessoais. É interessante notar que não são apenas empresas que ele vê usando modelos avançados de IA no dia a dia, mas pessoas comuns também.
Ainda há algumas lacunas que precisam ser preenchidas para tornar essa realidade possível, com Altman destacando a necessidade de mais poder de computação e energia para tornar a IA amplamente acessível. Considerando que a IA já está levando a rede elétrica dos EUA ao seu limite, isso teria ramificações de sustentabilidade – mas Altman afirma mais tarde que “triunfos surpreendentes”, incluindo a solução da crise climática, a criação de uma colônia espacial e “a descoberta de toda a física” se tornarão “comuns”.
“Precisamos agir com sabedoria, mas com convicção”, escreveu Altman. “O alvorecer da Era da Inteligência é um desenvolvimento importante com desafios muito complexos e extremamente arriscados. Não será uma história totalmente positiva, mas o lado positivo é tão tremendo que devemos a nós mesmos, e ao futuro, descobrir como navegar pelos riscos à nossa frente.”

“Luiz Rodrigues é um entusiasta de tecnologia que sempre esteve em contato com tecnologias de ponta. Após um longo período na Grã-Bretanha, ele tem um objetivo: ajudar as pessoas com suas dificuldades do dia a dia.”